19 MAI 2017
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Produtores de Ovinos participaram do Simpósio da UFSM

Na última quarta-feira (17) um grupo de produtores de Ovinos formado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária de Cachoeira do Sul estiveram em um encontro na Universidade Federal de Santa Maria, evento este que congregou mais de 400 produtores de diversas cidades gaúchas.

Segundo a responsável pelo Programa, a veterinária Luciane Müller Pedroso, os produtores foram ouvir sobre a experiência de sucesso com a atividade de outros produtores com foco no Sistema Intensivo de Produção e melhoria dos índices de fertilidade e prolificidade do rebanho.

ENCORTE – Esta é a primeira vez que o evento do Encontro de Ovinos de Corte (ENCORTE) tem a participação de parceria do “Juntos Para Competir”, do qual o grupo de produtores cachoeirenses faz parte. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural(EMATER) se uniu ao projeto e está trabalhando juntos com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária(SMAP) para que os objetivos do grupo sejam alcançados ao final de quatro anos.

O Engenheiro Agrônomo Dirceu Nöller é o responsável pelo desenvolvimento das atividades com o grupo de produtores de bovinos, também auxiliado pela SMAP. As atividades são subsidiadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul(FARSUL), não onerando o produtor.

Parcerias para viabilizar o projetos

A viabilidade deste projeto deve-se também à significativa parceria do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul que representa a entidade solicitante do Programa, além de disponibilizar sua estrutura para reuniões e cursos. “Gostaríamos que mais produtores viessem conhecer e se unir ao Projeto, pois é uma oportunidade ímpar para o produtor melhorar os índices de produção do seu rebanho, tendo a assistência técnica necessária, com o objetivo final de comercializar seu produto” destacou a veterinária Luciane Müller Pedroso.

No próximo dia 26 de maio o grupo vai se reunir novamente no Sindicato Rural de cachoeira do Sul, a fim de montar o cronograma de atividades para o restante do ano de 2017. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: EMATER 3724-6120, SMAP 3724-6094 e Sindicato Rural de Cachoeira do Sul fone: 3722-2797