07 ABR 2016
AGRICULTURA E PECUÁRIA
SMAP: Encerra na próxima terça agendamento para realização do CAR

Desde o dia 1º de março, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, está realizando mutirão, oferecendo aos Agricultores e pecuaristas familiares o auxílio no preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Até o momento 270 cadastros já foram realizados e mais 200 já estão agendados. O Diretor de Agricultura e Pecuária Albino Gewehr alerta que como forma de evitar eventuais atropelos de última hora o prazo para a agendamento encerra no dia 12 de abril terça feira. Os interessados devem ligar para o 51 3724 6104 ou para o 51 9791 7756. O atendimento será realizado na SMAP, que fica na Rua XV de Novembro, junto a Feira Livre Municipal.

Criado pelo Novo Código Florestal (Lei Federal 12651/12), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. Instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

Para fazer o CAR, os produtores e pecuaristas rurais deverão levar CPF, comprovante de residência e documento que comprove a posse da terra.