26 NOV 2015
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Prefeitura participa de Dia de Campo em Agroindústria Familiar

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através de técnicos e agentes políticos, esteve na manhã de hoje (26) participando como apoiadora do Dia de Campo na Agroindústria Familiar Sukellos, de propriedade de Ezequiel Garske. A atividade faz parte da Chamada Pública para a Sustentabilidade, desenvolvida pela Emater/RS e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. O prefeito Neiron Viegas, o deputado estadual Zé Nunes e a Gerente Regional da Emater/RS, Regina Helena Hernandes estiveram na atividade.

Cerca de 150 produtores familiares foram conhecer o processo de agroindustrialização da produção realizada na propriedade localizada na localidade da Ferreira, que tem se constituído como uma alternativa de geração de renda e desenvolvimento da cadeira produtiva, com a produção de sucos de uva, maracujá, pêssego e laranja. Durante as atividades do Dia de Campo, os produtores foram divididos em quatro grupos sobre: saneamento básico; manejo da videira, irrigação e solos.

O prefeito Neiron Viegas destacou que os últimos dias tem sido significativos para o fortalecimento das Agroindústrias em Cachoeira do Sul. Além do Dia de Campo realizado hoje, ontem foi inaugurada a primeira agroindústria familiar de produção de embutidos de carne suína e nesta semana foi criado o Grupo Gestor do Programa Municipal de Desenvolvimento das Agroindústrias Familiares. Segundo Neiron, no começo de 2013 eram apenas cinco agroindústrias formalizadas no município, e hoje há 24, seja em atividade ou em processo de formalização e instalação.

Para o deputado Zé Nunes, são ações como essa que transformaram a realidade dos municípios. O deputado lembrou que programas como o Mais Alimento do Governo Federal e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem fortalecido a agricultura familiar. “Avançamos muito em programas, em habitação rural, em créditos com juros subsidiados para aquisição de maquinário, mas ainda é preciso fazer muito mais”, lembrou o deputado.

A gerente regional da Emater/RS, Regina Helena Hernandes, ressaltou a importância da integração do Escritório Regional de Cachoeira do Sul com diversas entidades, como sindicatos e órgãos públicos, que foram parceiros do evento. Uma das entidades apoiadoras, o Sindicato dos Trabalhadores, através do seu secretário, Diego Kiefer destacou a importância do empreendedorismo nas iniciativas de agroindustrialização no município.