06 OUT 2022
Outubro Rosa em pauta nos serviços de saúde

Mais um outubro chegou e com ele várias serão as atividades relacionadas ao diagnóstico precoce e disseminação de dados preventivos ao câncer de mama em pauta de nível nacional. Na rede pública de saúde em Cachoeira do Sul, o tema está sendo tratado nos grupos de convivência mantidos nos bairros através das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Estratégias de Atenção Primária (EAPs), tanto no perímetro urbano como no interior. Além de incentivar o autoexame dos seios e a regularidade das revisões com o profissional médico, a mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento especializado e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Um exemplo foi a iniciativa desenvolvida pela ESF Tupinambá, nesta quarta-feira (05/10), que reuniu as pacientes integrantes do seu grupo de convivência para abordar o tema junto a equipe da unidade, sob a coordenação da enfermeira Andiara Ramos, com a participação especial da acadêmica de Enfermagem da Ulbra, Muriel Santos. O encontro abordou a doença e as chances de êxito na cura a partir de um diagnóstico pregresso, assim como esclareceu dúvidas dos usuários do serviço. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

PREVENÇÃO NO PIQUIRI

O Outubro Rosa também será pauta do evento que está sendo organizado para esta sexta-feira (07/10) pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Piquiri. De acordo com a coordenadora da unidade, Andréia Colbeich, a programação inclui acolhimento de saúde feminina e roda de conversa entre pacientes e equipe técnica, estimulando a regularidade dos exames médicos preventivos. O local do evento será a unidade de saúde do Posto Shell, a partir das 14h.

Autor: Viviane Souza