11 OUT 2022
Declaração anual de rebanho

Os produtores que desenvolvem a atividade de pecuária no RS, têm até o dia 31 de outubro para preencher e entregar a Declaração Anual de Rebanho. A declaração é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais que possuam bovinos, ovinos, bubalinos, caprinos, aves, suínos, peixes, equinos, caixas de abelhas e outras espécies como caninos, gatos e coelhos.

Para realizar a declaração o produtor pode ir até a Inspetoria Veterinária do município, que fica no interior do parque da Fenarroz, levar documento de identificação e fazer a declaração junto ao servidor. O procedimento dura em torno de 30 minutos e é gratuito.

Caso deseje, a declaração pode ser feita de forma online, onde o produtor tem a opção de baixá-lo no site, fazer o preenchimento e entregar na unidade. O presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Paulo Salerno, alertou sobre os prazos e importância da declaração: "O produtor precisa estar atento nos municípios, pois o formulário está mais longo, não é conveniente deixar para última hora.

O governo do Estado tem se empenhado em obter informações mais robustas, visando manter o status sanitário já alcançado pela produção pecuária gaúcha e também com o objetivo de estabelecer políticas para alcançar novos mercados para a produção do RS”.

Para mais informações acesse: www.agricultura.rs.gov.br/declaração.

Para encontrar a unidade de inspetoria do seu município acesse: www.agricultura.rs.gov.br/inspetorias-escritorios.

Autor: Rayssa Porto
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024