18/07/2018
Quatro escolas do interior têm aulas suspensas nesta semana

As escolas municipais Nossa Senhora de Fátima (Mineração), Sagrado Coração de Jesus (Piquiri), Nossa Senhora Medianeira (Vila Vargas) e Pio XII (Cerro dos Peixotos) estão novamente com aulas suspensas entre esta quarta e sexta-feira e manterão o recesso escolar entre 23 e 27 de julho, retornando em 30 de julho. A decisão foi tomada na manhã de hoje depois de uma reunião entre a direção das escolas e a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) após não conseguirem passar na balsa devido ao aumento do nível do Rio Jacuí.

Apesar da demora em atravessar o rio, os professores já estavam em deslocamento para as suas escolas, mas como eles são transportados em ônibus grandes e os veículos não puderam passar, eles acabaram retornando. Os estudantes, que já estavam chegando nas suas escolas, foram levados novamente para casa. Às 9h30min desta quarta-feira o nível do Rio Jacuí atingiu o nível de 18 metros, o que representou um aumento do nível de 30 centímetros na montante (junto a Barragem do Fandango). No entanto, no ponto onde a balsa cruza, o nível aumentou 80 centímetros.

A expectativa da Secretaria Ana Margarete Vivian Machado é de que até o retorno das escolas em 30 de julho já existam os dois atracadouros, permitindo que as duas balsas funcionem, diminuindo o tempo de espera para cruzar o Rio Jacuí, o que vem sendo também um dos problemas dos educadores que esperam mais de uma hora para passar para o outro lado do rio.

Importante

Os quatro dias de aulas suspensas na semana passada o os três dias desta semana serão recuperados, não prejudicando o direito dos alunos em ter 200 dias letivos e 800 horas por ano. O calendário deve ser proposto pela equipe diretiva e professores com a aprovação da comunidade escolar.

Escola Emília e Monsenhor seguem aulas normalmente

As escolas municipais Emília Vieira da Cunha e Monsenhor Armando Teixeira (que foi recentemente municipalizada) seguem suas atividades normalmente nesta semana. Isso porque o transporte dos professores para estas duas escolas são feito em veículos pequenos, que seguem passando normalmente pela balsa.