13 JUL 2018
SMEd comemora 70 anos

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Cachoeira do Sul celebra seus 70 anos nesta sexta-feira (13). Durante a semana, diversas atividades marcaram a programação da semana de aniversário. A tarde desta sexta-feira, uma confraternização no hall de entrada da secretaria marcou da data com bolo e parabéns, com presença dos alunos Luisa Mocelin e Alan Freitas da Escola Ataliba Brum.

No domingo (15), a partir das 15h, está prevista uma festa na Praça Honorato de Souza Santos, junto com o evento Praça é Nossa, em parceria com o Jornal do Povo. Entre as atividades programadas estão: banda da Escola Dr. Baltazar de Bem, Grupo de Dança moderna da Escola Alarico Ribeiro, AABB Comunidade, Grupo de percussão BATUKAÍ da APAE, Grupo de Invernada mirim do CTG Tropeiros da Lealdade, Lucas Oliveira da Escola Manoel Carvalho Portella, Ketlin Vivian Bottega (solista vocal juvenil do CTG Gaudérios) e Banda A4.

O que teve na Semana dos 70 anos da SMEd

– “Mostra Fotográfica – 70 anos da SMEd” e Exposição “Escola também é lugar de alimentação saudável”

– Conferência Municipal de Educação

– Fórum da FADERS

– Premiação do concurso fotográfico “Click Ambiental – A Biodiversidade da Parque Witeck”

– Apresentação em homenagem ao aniversário da SMEd pelos alunos do Projeto Musicalização no campo (EMEF Imperatriz Leopoldina)

Sete décadas de história

Fazer 70 anos é mais que uma comemoração é a comprovação de ter vivido 7 décadas pelo desenvolvimento da educação municipal. Ao refletirmos sobre essa data, voltamos ao passado e nos deparamos com muitas vitórias, alegrias e emoções, mas sobre tudo, com experiências significativas que se perpetuaram ao longo do tempo, sendo a educação de Cachoeira do Sul, referência nos dias de hoje.

Fundada no ano de 1948, a história da Secretaria Municipal de Educação acompanhou o crescimento da cidade. No início, a Secretaria foi denominada de Secretaria de Educação e Saúde e tinha à frente a Professora Silvia da Gama de Bem. O Prefeito Municipal na época era o Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Em 1993 através da Lei Municipal nº 2583 passa a ser chamada de Secretaria Municipal de Educação e Cultura. No ano de 2000, passa a integrar o Sistema Municipal de Ensino, como órgão responsável pela administração execução da política educacional do município. Em 2001, a Lei Municipal nº 3242 cria o Núcleo Municipal de Cultura, separando a Cultura da Educação, que passa a chamar-se Secretaria Municipal de Educação.

Colaboradores

Foram muitos os colaboradores que contribuíram para essa evolução como Secretários de Educação, equipes técnicas, assessores e funcionários que dedicaram-se em prol de um único objetivo: proporcionar uma educação pública de qualidade. A atual Secretária de Educação é Ana Margarete Vivian Machado e as principais ações são pautadas no Plano Decenal Municipal de Educação (2015-2025), política instituída pela Lei Municipal nº 4404/15.

Estrutura

A Secretaria Municipal de Educação possui em sua estrutura 37 escolas municipais e 3 conveniadas, totalizando cerca de 6.500 estudantes. A SMEd está trabalhando efetivamente para buscar a ampliação de vagas, o atendimento integral, a redução da evasão e a aprendizagem com qualidade, pois segundo Augusto Cury ““Felizes os que observam o passado para poder caminhar no Futuro”

Programas, projetos e ações educacionais da SMEd

– Programa Mais Alfabetização;

– Programa Novo Mais Educação;

– Programa Educar Pra Valer;

– Programa Educação Conectada;

– Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC);

– Campanha Busca Ativa – “o Futuro Se Faz Agora” por crianças de 4 e 5 anos fora da escola;

– Adesão à Plataforma CONVIVA EDUCAÇÃO, instrumento para melhoria da gestão da Secretaria e das escolas;

– Adesão à Plataforma “Fora da Escola não Pode!”;

– Projeto Alimentação Saudável – Plante Esta Ideia, em parceria com Celulose Riograndense;

– Projeto Escola também é lugar de Alimentação Saudável;

– AABB Comunidade, em parceria com Banco do Brasil;

– JEMCS – Jogos das Escolas Municipais de Cachoeira do Sul;

– Projeto de Formação Continuada para Professores e Gestores em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Luterana do Brasil (ULBRA);

– Diversos Projetos Ambientais;

– Implementação do Fórum Permanente Municipal de Educação, como mais uma instância para o acompanhamento do Plano Municipal de Educação;

-O foco também está na melhoria da infraestrutura das escolas, proporcionando um ambiente que possibilite a formação e o desenvolvimento integral do estudante.