24 ABR 2018
45 toneladas de alimentos da agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul, através do setor de Alimentação Escolar, iniciou nesta segunda-feira (23) a distribuição dos produtos adquiridos no ano de 2018 através da agricultura familiar. A previsão é de durante os meses de abril a dezembro entregar 45 toneladas de alimentos adquiridos diretamente dos produtores ou através de suas cooperativas e associações, em um investimento de R$ 430 mil.

Esta ação fomenta do trabalho do homem do campo e permite que alimentos mais saudáveis e com forte apelo regional possam ser consumidos diariamente pelos mais de 6 mil alunos atendidos pela SMEd nas escolas municipais de ensino fundamental, educação infantil e escolas filantrópicas. Entre os produtos adquiridos da agricultura familiar estão massa para macarrão tipo caseira, biscoitos caseiros de diversos sabores, pão sovado doce, chimia, melado, mel, suco de uva, grande variedade de verduras, legumes, ovos, fruta (pêssego) e carnes.

De acordo com a chefe do setor de Alimentação Escolar, a nutricionista Inês Longui, desde 2009, quando foi aprovada a lei que determina que, no mínimo, 30% do que é adquirido para a merenda nas escolas públicas deve ser comprado da agricultura familiar, o encontro da alimentação escolar com a produção familiar tem promovido uma verdadeira transformação, ao permitir que alimentos mais saudáveis sejam oferecidos aos estudantes.

O produto vindo da agricultura familiar é mais saudável, fresco e de maior qualidade”, enfatiza Inês. Além disso, a inclusão da agricultura familiar na alimentação escolar aumentou a diversidade de ingredientes para a preparação dos cardápios. “Isso é muito bom, pois se o lanche for repetitivo, as crianças enjoam. Agora, conseguimos propôr cardápios diversificados e que agradam os estudantes”, ressalta a nutricionista.