06 ABR 2018
Capacitação para Operadores Escolares do Sistema Presença – Bolsa Família

Na tarde desta quinta-feira(5), na Sede do Sindicato dos Professores Municipais, a 18ª Capacitação para Operadores Escolares do Sistema Presença – Bolsa Família, que contou com a presença de Carolina Miranda Messa, Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família na Educação.

Na ocasião, estiveram presentes cerca de 50 profissionais, entre gestores, orientadores e secretários das escolas estaduais, municipais e particulares que aproveitaram a ocasião para entender melhor o funcionamento do Sistema de controle da Frequência escolar do Programa Bolsa Família e tirar dúvidas.

Em Cachoeira do Sul, 3901 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família e 4723 crianças/jovens contemplados, têm o controle de sua frequência escolar feita através do Sistema Presença – Bolsa Família, pelas escolas.

A condicionalidade da Educação exige que o estudante beneficiário que tem entre 6 e 15 anos atinja 85% de frequência mensal e o estudante de 16 e 17 anos precisa atingir 75% de frequência mensal.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado, a meta do município é identificar todas as crianças fora da escola e garantir a todos o acesso e a permanência nas unidades escolares, e para isso, ela conta com o apoio e a parceria de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

A coordenadora Municipal do Programa Bolsa Família na Educação, Raquel Mazuim, ressaltou a importância deste encontro, pois assim todos os envolvidos podem atualizar seus conhecimentos utilizando o sistema de forma mais correta e eficiente. Além disso, possibilita a todos os beneficiários, o acompanhamento desta condicionalidade, acesso aos seus direitos básicos e a garantia do recebimento de seu do benefício em dia.