05 OUT 2017
Ghignatti anuncia pagamento do piso dos professores

O prefeito Sergio Ghignatti anunciou na manhã desta quinta-feira (05) que pagará o piso nacional do magistério. O comunicado aos professores foi feito durante a 12ª Jornada Nacional de Educação, promovida pelo Sindicato dos Professores Municipais (Siprom). O sindicato ingressou com uma ação para que a Prefeitura cumprisse o pagamento do piso e ressarcimento dos valores retroativos ao ano de 2011. Na última semana, a 3ª Câmara Cível deu ganho de causa ao Siprom em uma ação que defende 705 professores.Hoje o piso é de R$ 1.149,40, enquanto a Prefeitura paga R$ 1.043,92 para jornadas de 20 horas, uma diferença de R$ 105,48.

Em um primeiro momento, o procurador Jurídico, Leonel Slomp, chegou a considerar a possibilidade de ingressar com um recurso contra a decisão, no entanto, Ghignatti considerou desnecessário. “Não vamos aumentar mais a angústia dos professores. Somos sabedores que trata-se de um direito de cada um e por isso orientei a equipe jurídica a não recorrer”, explicou Ghignatti.

ACORDO – A forma para a implementação do piso e o pagamento dos valores retroativos será definido em conjunto com o Siprom. Ghignatti deixou claro ainda durante o anúncio que é preciso avaliar a forma de pagamento, já que a Prefeitura passa por um período de escassez de recursos. Um dos primeiros passos é enviar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores. Somente a implementação direta do piso deve acrescentar em cerca de R$ 300 mil a folha de pagamento da Prefeitura de Cachoeira do Sul.