27 SET 2017
Prefeitura abre inscrição para a 26ª Vigília do Canto Gaúcho

Está aberto até o dia 13 de outubro o período de inscrição para a 26ª Vigília do Canto Gaúcho. Os concorrentes poderão inscrever-se em duas abrangências: municipal e estadual nas linhas campeiras e manifestação rio-grandense. O festival acontecerá no dia 4 de novembro, às 20h30min, no CTG Tropeiros da Lealdade. O evento está sendo organizado pelo Núcleo Municipal da Cultura e tem o patrocínio da Corsan, que vai repassar R$ 40 mil para a Prefeitura para a realização do festival.

Na abrangência municipal somente poderão participar composições em que o autor ou autores da letra e da música sejam, obrigatoriamente, naturais ou domiciliados em Cachoeira do Sul, não sendo exigido o mesmo dos intérpretes e instrumentistas. Para a abrangência municipal, serão classificadas quatro composições entre as inscritas, sendo duas da Linha Campeira e duas da Linha de Manifestação Rio-Grandense, que subirão ao palco no dia 4 de novembro. Não haverá etapa municipal.

Para a abrangência estadual, serão classificadas oito composições entre as inscritas, sendo quatro da Linha Campeira e quatro da Linha de Manifestação Rio-grandense, que também serão apresentadas no dia 4 de novembro.

As inscrições podem ser tanto por meio físico (por correios ou entregues diretamente no Núcleo da Cultura) ou por meio digital. A triagem que classificará as doze músicas concorrentes acontecerá no próximo dia 18 de outubro. Cada uma das selecionadas receberá uma ajuda de custo no valor bruto de R$ 1.800,00 (com retenção dos impostos previstos de ISSQN e INSS). As 12 canções integrarão o CD da 26º Vigília do Canto Gaúcho. A ordem de apresentação do festival será definida por sorteio.

JULGAMENTO E SHOWS – A comissão julgadora será composta por cinco integrantes que avaliarão ambas as linhas e abrangências do festival. Somente a “Música Mais Popular” será escolhida através da manifestação do público presente no evento.

A diretora do Núcleo da Cultura, Josiani Knebel ressalta que durante o festival ocorrerá duas apresentações: um de abertura da 26ª Vigília do Canto Gaúcho e um no intervalo das apresentações. A equipe organizadora já está trabalhando na contratação dos shows e deve divulgá-las nos próximos dias.

A premiação da Vigília:

– 1º lugar: troféu Cachoeira dos Arrozais – na Linha Campeira e Linha de Manifestação Rio-Grandense;

– 2º lugar: troféu Cachoeira do Fandango – na Linha Campeira e Linha de Manifestação Rio-grandense;

– Melhor Poesia: troféu Rio Jacuí – na Linha Campeira e Linha de Manifestação Rio-Grandense;

– Melhor Melodia: troféu “Meu Pago” – na Linha Campeira e Linha de Manifestação Rio-Grandense;

– Melhor Instrumentista: troféu Catedral Nossa Senhora da Conceição;

– Melhor Intérprete: troféu Ponte de Pedra;

– Música Mais Popular: troféu Charqueada do Paredão

Entenda:

– Na Linha Campeira: as composições deverão versar sobre os usos e costumes das lidas do campo, representando as raízes da cultura gaúcha, na temática, letra, ritmo, arranjos, indumentária e instrumentos utilizados.

– Na Linha de Manifestação Rio-Grandense: as composições deverão primar por temas não-campeiros, sociais, urbanos, históricos, poéticos e sentimentais, desde que enquadrados dentro do conceito de Nativismo e respeitando o contexto de cultura gaúcha.

Informações:

Núcleo Municipal da Cultura