30 AGO 2017
Abertura da Semana da Pátria será nesta sexta-feira

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) intensificou nesta semana os preparativos para a comemoração da Semana da Pátria 2017, que neste ano celebra os 195 anos de Independência do Brasil. Nesta sexta-feira (1º), às 9h, acontece a solenidade de abertura da Semana da Pátria com acendimento da chama na Pira da Pátria, que fica na Praça Borges de Medeiros. A centelha será condizida pelo atleta Anderson de Moraes Hunter, 23 anos, cabo do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, nome escolhido também em homenagem aos 100 anos do Batalhão.

O Desfile cívico, este ano, traz como tema municipal os 130 anos de João Neves da Fontoura. Como temas estaduais os 80 anos da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e 70 anos da Chama Crioula e tema nacional o centenário do falecimento de Oswaldo Cruz.

O desfile acontece no dia 7 de setembro, iniciando às 8h30min na Cinco Esquinas, percorrendo a Rua Júlio de Castilhos e encerrando na Praça Honorato de Souza Santos. A expectativa é que cerca de 3 mil pessoas desçam a Rua Júlio de Castilhos. Uma das novidades neste ano serão os blocos representando 15 EMEI´s e EEI´s e outro representando 13 EMEF´s e seus projetos (culturais, ambientais, CPM´s, Novo Mais Educação, EJA e JEMCS). Esta foi uma forma encontrada pela Secretaria Municipal de Educação para que todas as escolas da rede participem da festividade, ao menos com uma representação dos seus trabalhos.

ATÉ A JUVÊNCIO – No entanto, esta novidade também trará uma pequena alteração no desfile. Como o bloco da educação infantil deve trazer dezenas de crianças com idade entre zero e cinco anos, estes desfilarão apenas até a Rua Juvêncio Soares, onde acontecerá a dispersão. “São crianças pequenas, que podem cansar com facilidade se fizerem um percurso muito grande. Por isso optamos por eles percorrem um trecho um pouco menor ao mesmo tempo que incentivamos a participação deles desde cedo”, explica a professora Raquel Mazuin, que coordena a atividade ao lado do professor Érico Teixeira.

4 bandas e homenagem

O desfile de 7 de Setembro terá quatro bandas. A primeira a passar será a do Exército, que também fica ao lado do palanque oficial. Ainda passará pela Rua Júlio de Castilhos a banda da EMEF Baltazar de Bem, da EMEF Dora Abreu e a Marcial Gonçalvense.

O desfile terá também uma homenagem da EMEF João Neves da Fontoura, que fica em Dorasnal, que virá para homenagear João Neves da Fontoura, apresentando as suas principais atividades.

Saiba mais sobre o Desfile de 7 de Setembro

– Haverá banheiros químicos na Praça Borges de Medeiros, na concentração e a dispersão.

– Os mestres de cerimônia serão o radialista Carlos Simonetti e a jornalista Lena Caetano

– O desfile iniciará pontualmente às 8h30min.

– As entidades não poderão realizar paradas em nenhum momento do desfile, evoluções coreográficas.. Se houver, deverão ser feitas em movimento.

– A distância máxima entre as entidades não deve ultrapassar os 100 metros.

– Não será permitido o deslocamento feito em bicicletas, salvo se, houver uma entidade representada somente por ciclistas.

– Em caso de chuva, o desfile será desmarcado e as informações serão divulgadas pelos órgãos de imprensa.

Quem vai desfilar

1 – Guarnição Federal: 3º BECmb e 13º GAC