27 AGO 2018
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Só 16% dos trabalhadores no campo têm carteira assinada

As informações de agosto do Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, confrontadas com os dados preliminares do Censo Agro 2017 do IBGE, permitem constatar que apenas 16% da força de trabalho rural existente nos 2.780 estabelecimentos agropecuários de Cachoeira do Sul possui carteira assinada.

O IBGE localizou 7.821 pessoas ocupadas nas propriedades rurais produtivas do município, mas 6.568 (84%) são proprietários, parentes destes, arrendatários, parceiros ou temporários sem a cobertura da CLT” informa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ronaldo Tonet.

Agro com menos trabalhadores

Nos sete primeiros meses de 2018 o setor primário sediado em Cachoeira do Sul diminuiu em 5% as contratações de trabalhadores com carteira assinada, somando agora 1.253 registros, 66 a menos do que em 1º de janeiro.

O agro do Rio Grande do Sul, no mesmo lapso de tempo, também reduziu os empregos formais (-3,56%). Já no Brasil como um todo houve aumentou de 5,34% da força de trabalho da porteira para dentro, atingindo um total nacional de 1.559.184 trabalhadores em julho.

Empregos na Indústria crescem 2,14%

O setor da economia cachoeirense que mais contribuiu positivamente com vagas formais de trabalho no ano foi a Indústria de Transformação, com saldo positivo de 48 novos postos, mais 2,14% sobre o montante do início de 2018.

Se a tendência de crescimento se confirmar, as indústrias locais reverterão quatro anos consecutivos de contração, quando viram a sua força de trabalho cair 30%, ou menos 767 trabalhadores. O pico de empregos na Indústria aconteceu em 2013, quando atingiu 3.006 contratados.

Serviços têm 34,44% do total com carteira

Dos 12.831 empregos formais existentes em Cachoeira do Sul, os Serviços lideram com 34,44% (4.419), seguidos do Comércio (4.163), Indústria de Transformação (2.287), Agropecuária (1.253), Serviços de Utilidade Pública (346), Construção (275) e Outros (88).