04 ABR 2016
Prefeitura inaugura a EMEI Professora Julia Tavares

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), inaugurou na manhã de sábado (02) a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Julia Tavares, no Bairro Funcap. A escola, que atenderá 82 crianças de 4 meses a 5 anos, sendo 30 delas em turno integral, começa as suas atividades oficialmente na manhã de segunda-feira (04).

Uma caminhada com autoridades, professores e alunos da escola deu início à solenidade, que contou com a presença do Deputado Federal Henrique Fontana e os Deputados Estaduais Zé Nunes e Stela Farias.

A emoção dos familiares de Julia Tavares (que foi professora e secretária de Educação) foi um dos momentos de destaque da solenidade. A professora Michele Puntel deu voz ao texto feito por Julia com a ajuda da amiga Lair Vidal para ser lido na inauguração da escola.

A Secretária Municipal de Educação, Claudia Severo Vargas, destacou que antes da EMEI Pró-Infância – Patrona Marisa Timm Sari, inaugurada em 2011 e também construída com recurso federal assim como a Julia Tavares, a última escola inaugurada em Cachoeira do Sul havia sido a EMEI Sonho Meu em 1993. “Somente neste ano vamos inaugurar pelo menos duas escolas, sendo uma no campo. Isso é cuidar da escola pública. E eu acredito na escola publica. Temos que mostrar que nossas escolas são de qualidade”, enfatizou a Secretária.

R$ 14 MILHÕES EM EDUCAÇÃO – Cláudia acrescentou que somente nesta gestão o Governo Federal já investiu R$ 14 milhões em Cachoeira do Sul, recurso que chega às escolas através do Programa Brasil Carinho, Apoio às Creches, Novas Turmas e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

O Deputado Federal Henrique Fontana enumerou que o Governo Federal já construiu 8.728 escolas através do Programa Pró-Infância e destacou a importâncias das novas escolas para as comunidades as quais elas estão inseridas. Stela Farias e Zé Nunes frisaram que a inauguração de uma escola é uma prova de que nem tudo está errado no Brasil.

O prefeito Neiron Viegas, que teve ao seu lado o pai Aldomiro, o filho Vaner e o neto João Pedro, não escondeu a emoção de ter quatro gerações de sua família acompanhando o momento histórico da educação cachoeirense. Neiron enfatizou a seriedade e o comprometimento da equipe técnica que fiscalizou todos os passos da obra, entre elas a professora Andréa Porto. “Com pessoas responsáveis as coisas acontecem como tem que acontecer. Todos os prefeitos querem inaugurar obras mas é preciso fazer isso com responsabilidade”, justificou. Neiron.

Escola teve um investimento de mais de R$ 808 mil

A construção da Escola Municipal de Educação Infantil Julia Tavares foi feita pela empresa cachoeirense Prade e Bonilla  através do Programa Pro-Infância, do Governo Federal. O investimento foi de R$ 808.742,58, totalizando uma área de 564,50m².

Além da inauguração da escola, a solenidade foi também o momento de entregar a comunidade oficialmente a pavimentação do trecho da Rua José Ferreira Neves entre a Rua das Canafístulas e Rua 9, que teve um investimento de R$ 93.924,87. Deste valor, R$ 77.528,04 foi financiado e R$ 15.766,83 foi de contrapartida. A José Ferreira Neves faz parte de um conjunto de 12 ruas que estão sendo pavimentadas com recurso do Pimes/Badesul, financiamento que a Prefeitura de Cachoeira do Sul contatou com o Governo do Estado em 2014.

O que terá na nova escola:

– 5 salas de aula

– Solarium em todas as salas

– Cozinha

– Lavanderia

– Sala dos professores

– Lactário

– Sanitário para funcionários

– Sanitário de serviço

– Castelo d´água com capacidade para 10 mil litros de água

– Anfiteatro externo para pequenas apresentações

– Espaço para praça de brinquedos

– Pátio interno com parte calçada e parte gramada

– Acessibilidade

– Rua calçada em frente à escola

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Importante

A EMEI Professora Julia Tavares tem 15 profissionais entre professores e monitores que atuarão diretamente com as crianças. A diretora da escola é a professora Jane Peixoto e a vice é a professora Nora Liege Nogueira.

04/04/2016
Prefeitura inaugura a EMEI Professora Julia Tavares