19 FEV 2015
SMEd recebe equipes diretivas para iniciar o ano letivo de 2015

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cachoeira do Sul, com a colaboração da SMEd

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Cachoeira do Sul recebeu as equipes diretivas da rede municipal nesta quinta-feira (19) para o encontro que marca o início do ano letivo de 2015, que inicia na próxima segunda-feira (23). A convidada para uma conversa com o grupo foi a promotora Rosângela Corrêa da Rosa, da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria, a qual Cachoeira do Sul está vinculada. Rosângela abordou a “Gestão Escolar e Princípio da Autonomia”.

A Secretária Municipal de Educação, professora Cláudia Severo Vargas, destacou a importância da parceria para uma gestão democrática, com a participação de todos que fazem parte do convívio diário dentro do ambiente escolar. Cláudia ainda enfatizou a vontade política do Governo em avançar cada vez mais na qualidade da Educação no Município. “Toda a nossa infraestrutura está com atenção especial ao aprendizado. Vamos dar importância a valorização e participação das pessoas para uma educação de qualidade”, garantiu a secretária.

O Prefeito Municipal, Neiron Viegas, ressaltou ainda o trabalho dos professores na atual sociedade. “O investimento em educação é sempre uma prioridade. A escola precisa fomentar a valorização do estudo, assim como a gestão pública deve fazer de tudo para que as pessoas sejam mais felizes.” Neiron lembrou também da recente vinda da UFSM para a cidade, oportunizando aos jovens de Cachoeira do Sul um ensino público, gratuito e de qualidade.

Novas vagas para a educação infantil

A Secretária Municipal de Educação, Cláudia Severo Vargas, afirmou nesta quinta-feira que a Prefeitura trabalha para implantar 560 novas vagas de educação infantil até o final do ano de 2016, geradas com o fim da obra de construção das escolas que estão sendo erguidas nos Bairros Funcap, Alto do Amorim e Morada da Volta. A secretária alertou ainda que a SMEd terá um olhar especial para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), revendo metodologias e corpo docente. A secretária Cláudia Vargas também informou que uma das novidades deste ano será o retorno, já a partir do final do mês de março, da formação continuada por área (Educação Infantil, Educação Especial e por disciplinas).

Promotora fala sobre Gestão Escolar

A promotora Rosângela Rosa fez uma reflexão sobre a autonomia das escolas e falou sobre a gestão democrática e a relação das direções com a comunidade escolar na elaboração das políticas de educação. “Ser gestor é ter coragem de ousar”, salientou a promotora, ao defender que as escolas implantem efetivamente projetos de escolas democráticas, onde cada instituição de ensino tenha a “sua própria cara”.

A promotora também fez reflexões sobre a legislação escolar, em especial os artigos da Constituição Federal que tratam do tema da Educação, e a Lei 9394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, principalmente em relação a autonomia das escolas e a gestão democrática. Por fim, a promotora respondeu questionamentos dos professores sobre situações vivenciadas em sala de aula e nas escolas, em especial no atendimento aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e com medidas protetivas.