28 MAI 2018
COMUNICADO – Ações do Governo Municipal e Defesa Civil

A Prefeitura de Cachoeira do Sul e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estão atuando para minimizar o impacto da falta de combustível decorrente da paralisação dos caminhoneiros que afeta a todo o território nacional .

Já na quinta-feira, 24 de maio, foram adotadas medidas preventivas como controle de veículos para uso restrito em emergências, suspensão das aulas no interior do município e reserva de combustível para emergências.

Durante todo o final de semana foi realizado acompanhamento da situação, bem como um contato direto com o Governo Estadual através da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil para tratar da necessidade de auxílio como escolta para transporte de combustível para o serviços de segurança pública e SAMU, bem como contato com a liderança do movimento em Cachoeira do Sul o qual também informou não ter bloqueado caminhões para estes serviços.

Foi realizado contato com a RGE Sul a qual informa estar controlando seu estoque de combustível para ações emergências, CORSAN a qual informou ter insumos para aproximadamente 15 dias, UPA e HCB as quais mantém condições plenas de atendimento de emergências, bem como a SAMU para a qual foi feita uma reserva de combustível para que não haja comprometimento do atendimento.

A coleta de resíduos esta mantida para os próximos dias. O serviço de transporte público mantém combustível para atendimento da população por mais cinco dias. A Rede Estadual e Municipal suspenderão as aulas no município.

Governo, Procuradoria Jurídica e Defesa Civil estudam a possibilidade e necessidade de um Decreto, o que de momento foi desaconselhado pelo Coordenador Municipal uma vez que não há previsão legal que o justifique via Defesa Civil, fato este também confirmado pela Defesa Civil Estadual, porém poderá haver um Decreto para regulamentar novos atos administrativos que serão estudados em reunião de Governo na manhã desta segunda-feira dia 28/05.