19 NOV 2018
“Milonga de terra bruta” vence a 27ª Vigília do Canto Gaúcho

A 27ª Vigília do Canto Gaúcho consagrou a canção “Milonga de terra bruta” como a vencedora do festival. O evento teve 12 canções (4 representantes de Cachoeira do Sul e 8 de abrangência estadual) que subiram ao palco do CTG Os Gaudérios na noite deste sábado, encerrando apenas na madrugada deste domingo, reunindo cerca de 300 pessoas.

A canção vencedora tem letra de Xirú Antunes e melodia de Pedro Terra e Richard Pereira e representou as cidades de Pelotas, Bagé e Pedro Osório. Pedro Terra, Richard Pereira e Lucas Gross foram os interpretes da música. “Milonga de terra bruta” foi premiada ainda com o melhor arranjo entre as 12 finalistas do festival.

Com letra, música e interpretação de Ângelo Franco, de Santiago, a milonga “Lá no meu pago” conquistou o segundo lugar Vigília 2018. Além disso, Ângelo Franco foi escolhido o melhor intérprete e a sua música foi premiada como a melhor letra da Vigília.

O troféu de terceiro lugar ficou com “Aconchego”, chamamé de Anomar Danúbio Vieira e música de Edilberto Bérgamo, que também interpretou a canção que representou São Sepé e Terra de Areia.

MAIS POPULAR – A música mais popular da 27ª Vigília do Canto Gaúcho foi a milonga “A voz do campo”. Representando Cachoeira do Sul, com letra de Carlos Eduardo Nunes e música de Taylor Garin, ela foi interpretada por Cristiano Fantinel.

Shows da Vigília

A abertura da 27ª Vigília do Canto Gaúcho teve a participação dos vencedores do Entrevero da Canção Estudantil: Isadora Oliveira Paz, Keith Kamyli Lopes de Menezes e Christian Carlos da Silva com o violonista Mauricio Marques e Carlitos Magallanes. Para encerrar a Vigília, o show ficou por conta do cantor Jairo Lambari Fernandes.

Oficina de violão

Pelo segundo ano consecutivo, a Vigília do Canto Gaúcho oferece oficina de violão na tarde de antecede o festival. Cerca de 80 pessoas, a grande maioria integrante do projeto “Musicalização no Campo”, da Coordenadoria de Projetos Culturais e Sociais da Prefeitura de Cachoeira do Sul.

A oficina foi ministrada pelo violonista Maurício Marques que deu dicas, orientação e apresentou aos participantes algumas canções renomadas ao som do violão como “Carinhoso”.

As vencedoras da 27ª Vigília do Canto Gaúcho

Melhor Melodia: Troféu Meu Pago

“Romance de Água Santa”

Melhor Instrumentista: Troféu Catedral Nossa Senhora da Conceição