23/05/2018
20ª Feira Nacional do Arroz tem lançamento oficial no Palácio Piratini

O maior evento do setor orizícola do Estado, a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), ganhou nessa terça-feira (22) uma cerimônia de lançamento no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre. A solenidade contou com as presenças do governador José Ivo Sartori, secretários de Estado e autoridades. Em sua 20ª edição, a Fenarroz acontece de 29 deste mês a 3 de junho em Cachoeira do Sul.

O ambiente de negócios da Fenarroz possibilita comercialização a expositores e produtores, com alcance médio de 100 mil visitantes para 300 expositores.

Em seu pronunciamento, além de cumprimentar os organizadores do empreendimento, o governador Sartori ressaltou a situação do mercado do arroz, há 12 anos com preço abaixo do custo da produção. “O governo está fazendo a sua parte, auxiliando naquilo que é possível. A redução do ICMS foi um passo importante. Se houver um espaço para construir mais alguma coisa, também em outras áreas, será feito”, sinalizou.

Já para o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Marlon Santos, pediu “união de esforços para pleitear melhores condições frente a estas dificuldades” da orizicultura gaúcha.

Estiveram presentes ainda a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e  Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein; da  Fazenda, Luiz Antônio Bins; da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo; do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana; os deputados estaduais Zilá Breitenbach e Gilmar Sossella; o prefeito de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti; o diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Miguel Fischer; entre outras autoridades e convidados.