16/02/2018
Licitação para coleta de lixo em março

O vice-prefeito Cléber Cardoso com a presença do Prefeito Sergio Ghignatti, coordenou mais uma reunião sobre o novo modelo da coleta de resíduos sólidos em Cachoeira do Sul, realizada na manhã dessa quinta-feira (15). Além dos técnicos da prefeitura, estiveram presentes representantes da comissão comunitária que se colocou a disposição para debater as opções para o sistema.

Duas sugestões dos membros comunitários foram acatadas e deverão fazer parte do edital de licitação. Uma é a divisão em três licitações independentes, contemplando coleta e transbordo, transporte e destinação final. Outra sugestão aceita foi a abolição da pesagem da coleta, migrando para o sistema que estima o peso total anual recolhido.

Pelos estudos já concluídos, a projeção de economia sobre o modelo atual deve chegar até 12%. Na nova modelagem haverá a ampliação dos contêineres de 100 unidades para 350, com redução significativa no custo unitário dos equipamentos que hoje está em R$ 650,00 mensais.

Esperamos que todos os estudos e questões legais estejam concluídos até ó próximo dia 1º de março, quando faremos a derradeira reunião deliberativa” explica o vice-prefeito Cléber Cardoso que estima ainda para março a publicação dos editais com as três licitações para a coleta, transporte e depósito do lixo de todo o Município. Hoje a Prefeitura gasta, em média, R$ 600 mil/mês com o sistema.