08/08/2017
Frente de rajada forte de vento passou por Cachoeira do Sul

Os cachoeirenses foram surpreendidos com fortes ventos por volta das 4h da madrugada, em Cachoeira do Sul. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, foi registrado a queda de três postes na Avenida dos Imigrantes, em frente a Igreja Nossa Senhora da Penha. Estes postes levam energia elétrica para o interior, entre elas Forqueta, Três Vendas e Passo do Moura, região norte do município. A RGE Sul já trabalha no local para substituir os postes e a previsão é de que a energia esteja reestabelecida até o final da tarde. Pelo menos uma família, moradora do Bairro Mauá, procurou a Secretaria de Trabalho e Ação Social para retirar lona.

De acordo com a técnica em meteorologia da Somar, Patrícia Vieira, Cachoeira do Sul foi atingida por uma frente de rajada forte de vento, formada rapidamente e que pode ser explicada como uma espécie de “abertura de caminho para a chuva”. Ela explica que isso é mais comum no outono e primavera, mas que também pode acontecer no inverno. “O que encontramos é uma área de instabilidade que veio do Uruguai em direção ao Rio Grande do Sul, trazendo chuva e queda de temperatura. A instabilidade deve ser manter durante esta terça-feira mas o tempo já deve melhorar nesta quarta”, explica a técnica.

VENTOS – Patricia enfatiza que não há estação meteorológica em Cachoeira do Sul. Portanto, não há como saber a velocidade com que os ventos passaram pela cidade. No entanto, a Somar tem registro de vento de 95km/h em Caçapava do Sul, 63km/h em Santa Maria e 68km/h em Rio Pardo. “As consequências de cada um vai depender da topografia do local”, sintetiza.

Contato: 3724-6088 ou 997732913 (coordenador da Defesa Civil)