15 FEV 2017
Resíduos Urbano: uma questão de responsabilidade compartilhada

Resíduos Urbano: uma questão de responsabilidade compartilhada

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, por intermédio da Secretária do Meio Ambiente tendo como secretário Henrique Witeck, preocupados com os resíduos da cidade que são coletados diariamente junto as dezenas de contêineres em diversas ruas da cidade, lembra a maneira e como deve ser colocado o lixo nestes coletores, bem como os dias que são recolhidos.

SITUAÇÃO DOS CONTÊINERES

Para fins de melhorar e otimizar o sistema de coleta nas ruas da cidade, e com isso gerar mais economia, melhorar o embelezamento do passeio público, e o problema de descarte ilegal de lixo pelo chão e canteiros, é válido esclarecer as formas corretas de uso dos contêineres e lixeiras coletivas.

Não há coleta manual de resíduos dispostos diretamente no passeio ou nas ruas, ou ao lado do contêiner, pendurado sobre árvores e portões.

DIAS DA COLETA MECANIZADA

Segundas, Quartas e Sextas-feiras, entre 19h. e 2 horas da madrugada do dia seguinte.

ATENTAR PRIORITARIAMENTE NOS DIAS E HORÁRIOS ACIMA REFERIDOS, pois, pessoas estão revirando os resíduos em busca de recicláveis.

Não colocar resíduos volumosos, como pneus, colchões, armários, geladeiras, sofás e móveis em geral assim como outros eletrodomésticos pequenos e grandes caso estejam em boas condições devem ser doados, vendidos em ferro velho ou devolvidos para os fabricantes que aceitem o produto. Reformar também é possível, e sempre opte pelo descarte consciente respeitando nossos passeios, terrenos baldios e sangas. Saco não haja opção ambientalmente correta direta, é necessário a descaracterização do produto como caso dos sofás e colchões que podem se separados seus componentes e utilizada madeira como lenha e tecidos reciclados e descartados em sacos.

Empresários, lojistas ou empreendedor de restaurante, lanchonetes, quiosques, trailers e afins, deverão dar exemplo na gestão de seus resíduos ajustando-os.

Atende ao bom uso dos contêineres ou providenciar lixeiras apropriadas a sua situação “grande gerador”, aquele que produz mais que 200 litros por dia de resíduos. A responsabilidade pública limita-se ao atendimento de coleta de até 200 litros por residência. Atende aos dias e horários da coleta mecanizada ou convencional do seu bairro.

Qualquer esclarecimento poderá ser contatado pelo telefone 3724-6044.