Ir para o conteúdo

Ir para conteúdo do site
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagran
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
21
21 NOV 2016
GOVERNO
Prefeito Neiron Prestigia Tombamento da Fazenda da Tafona
enviar para um amigo
receba notícias

Na última sexta-feira o Prefeito Municipal Neiron Viegas participou do ato, em que torna a Fazenda Tafona patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, através do decreto assinado pelo Secretario Estadual da Cultura Vítor Hugo Alves da Silva a, diretora Mirian Sartori Rodrigues, Presidente do IPHAE ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul), e prestigiada por demais autoridades locais .

A Casa de Memória, uma iniciativa dos atuais proprietários Marco e Marô. A  Fazenda São José, ou a popularmente conhecida  Fazenda da Tafona, foi tombada pelo município em 14 de dezembro de 2012 através do Decreto n.º 264.

   A  Fazenda da Tafona – Casa de Memória reúne elementos com riqueza histórica e arquitetônica que  caracterizam a colonização portuguesa do início do século XIX. É o primeiro bem do patrimônio histórico tombado na zona rural do município e está localizada na Porteira Sete, distrito de Cordilheira. A casa – sede foi construída por volta de 1813 e a tafona (moinho de farinha de mandioca) é exemplar raro no estado. A Fazenda da Tafona é museu registrado no Sistema Estadual de Museus desde 2001.

Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia