27 AGO 2018
FAZENDA
Quer saber o valor do seu IPTU se a nova lei de reajuste for aprovada?

A Prefeitura de Cachoeira do Sul através da Secretaria Municipal da Fazenda, colocou à disposição dos contribuintes desde o início da manhã desta segunda-feira (27) um simulador para que contribuinte veja quanto ficará o valor do seu IPTU caso a nova Planta de Valores Genéricos seja aprovada pela Câmara de Vereadores.

A proposta é permitir que os contribuintes vejam que os aumentos não serão lineares e por isso não é possível generalizar dizendo que todas as residências sofrerão o mesmo índice de reajuste. “Cada local é um local. Queremos desmistificar isso e mostrar a realidade, tratando as particularidades de cada região como ela precisa ser tratada. Hoje aplicamos o mesmo reajuste para todas as partes da cidade, o que acaba gerando uma injustiça social”, frisa a secretária da Fazenda, Viviane Santana Dias

Para consultar o valor do imposto no simulador é necessário ter em mãos apenas o número do cadastro, que consta na parte superior da primeira folha do carnê. No valor obtido com a simulação não estará incluída a taxa de recolhimento de lixo. A taxa limpeza pública e conservação de calçamento não estão mais sendo cobradas.

Viviane explica que os novos índices incidem somente sobre o valor dos terrenos. O valor dos imóveis não sofrerão alteração. O valor da simulação apresenta a proporção de 60% do reajuste que está sendo proposto. Para 2020, segundo ano será 80% do valor e no terceiro ano em 2021 é que será de 100%.

TESTE – A ferramenta que a partir desta segunda-feira está disponível para os contribuintes já fazia parte do sistema de testes da Secretaria Municipal da Fazenda e foi desenvolvido pela Dueto.

Como acessar o simular

www.cachoeiradosul.rs.gov.br

Na barra de ferramenta clique em serviço e em seguida “Simulação IPTU 2019” ou acesse o link http://cachoeiradosul.rs.gov.br/iptu.html