10 SET 2018
Cachoeira receberá uma sessão de cinema itinerante

Cachoeira do Sul receberá no próximo mês de novembro o Cinesolar, projeto da produtora Brazucah patrocinado pela AES Sul. O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, a energia solar. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas.

O bairro escolhido pela Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Municipal da Cultura para receber o projeto foi o Noêmia e a projeção acontecerá na rua, em frente a Escola Municipal Dinah Néri Pereira. Em caso de chuva, a sessão será dentro do ginásio da escola. De acordo com Peri Carvalho, produtor da Braszucah, o Cinesolar conta com uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. Serão disponibilizadas 150 cadeiras, mas a sessão é aberta e gratuita. A previsão é da atividade iniciar às 20h com duração de duas horas.

Junto com a exibição de filmes, o Cinesolar realiza diversas atividades relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente. Em Cachoeira será oferecida uma oficina de produção de vídeo com abordagem de técnicas básicas de atuação, gravação e roteirização para 30 estudantes. Abordando temáticas ambientais e locais, o filme é produzido pelos participantes e exibido na mesma noite, durante a sessão de cinema.

33 CIDADES – Cachoeira do Sul é uma das 33 cidades do Rio Grande do Sul que receberá o projeto e foi escolhida pelo consultor de negócios central da gerência de relacionamento com o poder público, Carlos Roberto Brandão Amorin.