05 SET 2018
Sexta-feira é dia desfile em homenagem a Semana da Pátria

Nesta sexta-feira (07) acontece o desfile cívico militar em homenagem a Semana da Pátria 2018, quando se comemora do 196 anos de Independência do Brasil. O desfile será aberto pelo Exército às 8h30min. Os apresentadores deste ano serão Carlos Simonetti e Lena Caetano.

Ao todo, 32 entidades entre Exército, escolas, clubes de serviço, associações e secretarias municipais percorrerão a Rua Júlio de Castilhos, desde a Cinco Esquinas até a Praça Honorato de Souza Santos. A exceção são as escolas de educação de Educação Infantil e das entidades ligadas a idosos e portadores de necessidades especiais, que terão sua dispersão na Rua Juvêncio Soares, na esquina do Tischler da Júlio. Desde o ano passado, para eles o trajeto é menor, para evitar o desgaste excessivo.

FOGO SIMBÓLICO – O fogo simbólico permanece aceso durante a Semana da Pátria sob a vigília diurna dos grupos de Escoteiros: Brigadeiro Nero Moura, João Paulo II e Ibiraiaras, do Clube Desbravadores Atalaias do Jacuí e da Ordem DeMolay.

Sua vigília noturna fica a cargo da Guarnição Federal através do 13° Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo General Polidoro e 3° Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Conrado Bittencourt.

O encerramento da Semana da Pátria acontece também nesta sexta-feira, às 17 h, na Praça Borges de Medeiros, com cerimônia de arriamento das bandeiras e extinção do Fogo Simbólico.

Os temas

Tema Nacional: Projeto Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Tema Estadual: 100 anos do Tribunal de Justiça Militar

É o órgão de segunda instância da Justiça Militar Estadual no Brasil. Previsto pelo Artigo 125 da Constituição Federal naqueles Estados em que o contingente de militares estaduais ultrapassa o total de vinte mil integrantes. Criado pelo Decreto nº 2.347 de 28 de maio de 1918, que estabeleceu os Conselhos de Disciplina, o Conselho Militar permanente para o primeiro grau e, como instância revisora, o Conselho de Apelação, que iniciou os trabalhos quando da assinatura da primeira ata, em 19 de junho de 1918.

Tema Municipal: Secretaria Municipal de Educação

Este ano a homenageada do nosso município é a Secretaria Municipal de Educação. No dia 13 de julho deste ano a Secretaria Municipal de Educação completou 70 anos, esta data é muito mais que uma comemoração é a comprovação de ter vivido 7 décadas pelo desenvolvimento da educação municipal.

Entidades inscritas:

1 – Guarnição Federal: 3º BECmb e 13ºGAC