26 MAR 2018
Escola da Ponte inspira a Escola Milton da Cruz

Na manhã do último sábado (24), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton da Cruz, baseada na prática curricular e metodológica da Escola da Ponte de Portugal, aplicou a “Aula Ponte”. A atividade consistiu em integrar os alunos e professores dos anos iniciais e finais

As práticas foram diversificadas com atenção as habilidades e competências previstas para cada faixa etária/ano escolar, estimulando o trabalho coletivo de ambas as turmas, com destaque para a mediação dos professores e o espaço de ampla interação entre os alunos.  O projeto da Aula Ponte terá no ano de 2018 mais 3 edições, desenvolvidos nas aulas previstas aos sábados.

Ideias do projeto da Escola Milton com base na Escola da Ponte/Portugal:

– Planejamento integrado entre os professores dos anos iniciais e finais (trabalho em equipe);

– Mediação entre os alunos: aluno ensinando aluno;

– Professores proporcionam práticas educativas inclusivas e cooperativas: diversidade de dispositivos pedagógicos;

– Dinâmica de trabalho que promovem uma autonomia responsável e solidária;

O que motivou a Escola Milton da Cruz a realizar esse projeto?

De acordo com a diretora da escola, professora Michele Puntel, a equipe da Escola Milton da Cruz decidiu realizar o projeto por entender que a educação é algo dinâmico e que deve impulsionar o conhecimento, a Escola da Ponte serviu de apoio filosófico e metodológico para que fosse colocado em prática esse projeto-piloto. “Apesar do currículo da escola Milton estar baseado numa sistemática tradicional, é importante romper paradigmas e proporcionar tanto aos professores quanto aos alunos, espaços diferenciados para que seja desenvolvido o processo de ensino-aprendizagem”. A equipe da escola também destaca que, mais do que conhecimento, essa sistemática educacional fomenta valores e aspectos de convivência extremamente importantes tanto no aspecto escolar, quanto social.

Como foram unindo os alunos:

1° e 5° ano – Professoras Gisele Severo (Anos Iniciais) e Amália Arruda (Anos Iniciais e Supervisão Escolar/Anos Finais)

2° e 8° ano – Professora Juliana Siqueira (Anos Iniciais), Cláudia Rosa de Oliveira (Anos Iniciais) e Sudenir Vasconcelos (Artes/Anos Finais);

3° e 9° ano – Rozeli Amaral Pasqualin (Anos Iniciais), Marúcia Lima da Rosa (Ensino Religioso 5° ao 9° ano e Artes/5° ano) e Andersen Purper Ortiz (Educação Física/ 5° ao 9° ano)

4°/41 e 6° ano – Rosinha Cunha (Anos Iniciais) Carolina de Lima (estagiária Magistério/Anos Iniciais), Daiane Vieira Alves (Ciências/Anos Finais e Matemática/6° ano)

4°/42 e 7° ano – Rosélia Morales Lopes (Anos Iniciais), Rui Loreto (Língua Portuguesa/Anos Finais); Ubirata Pressler (Inglês/Anos Finais).

Equipe de Apoio:

Cleidi Dumke e Emir Menezes da Costa (Biblioteca); Caroline Dickow (Supervisão Escolar/Anos Iniciais), Iara Schaurich Barreto (Orientação Escolar/Anos Finais); Daniela Dorneles Magalhães, Francine Jacques e Simone Rosa (organização); Fatima Bataioli (Sala de Atendimento Educacional Especializado), Ana Cláudia Miotto e Michele Puntel (Direção).