08 ABR 2016
Três obras em escolas municipais ficarão prontas no primeiro semestre de 2016

Investir em Educação é um dos principais pilares para o crescimento e desenvolvimento da sociedade. Qualificar os espaços físicos onde crianças e adolescentes passam boa parte do seu dia é uma das maneiras de motivar estudantes. A Prefeitura de Cachoeira do Sul através da Secretaria Municipal de Educação tem a meta de entregar a comunidade pelo menos três obras em escolas da rede municipal ainda no primeiro semestre deste ano.

Nesta semana, o Prefeito Neiron Viegas acompanhou o andamento do trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jenny Figueiredo Vieira da Cunha (Forqueta), Escola Municipal de Ensino Fundamental Dinah Neri Pereira (Bairro Noêmia) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Taufik Germano (Passo do Moura). “Todas estão em ótimo ritmo de andamento, sendo duas com mais de 80% do trabalho já executado”, comemora.

O Prefeito Neiron Viegas reconhece que aconteceram atrasos nas obras em virtude de circunstâncias que fogem ao controle da Administração Municipal, entre eles estão problemas na execução que foram detectados pelos técnicos da Prefeitura e que precisaram ser sanados para que a obra prosseguisse, ajustes em plantas envidadas pelo FNDE as condições climáticas do Rio Grande do Sul, problemas de gestão das empresas prestadoras dos serviços e troca de responsáveis técnicos (o que implica em troca de documentação) e etapas ou materiais da construção em desconformidade com o projeto do FNDE.

Um exemplo disso é a obra de uma escola onde o material utilizado não correspondia ao que o FNDE determinava em seu projeto. Quando isso acontece, os técnicos apontam o erro e ele precisa ser corrigido. Somente neste fato o atraso chegou a quatro meses. Neiron destaca que a fiscalização de todas as obras é feita por profissionais capacitados e as informações são repassadas permanentemente ao Governo Federal através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC). Somente com esse controle rigoroso em dia é que as verbas são sendo liberadas para o pagamento das empresas prestadoras dos serviços.

A maior obra em termos de investimento que será entregue nos próximos meses é o novo prédio da EMEF Jenny, na localidade de Forqueta, que está sendo feito pela empresa Construmix, de Cachoeira do Sul. A nova escola substituirá o prédio atual, que é o único ainda em madeira da rede municipal e terá 726.42m². O valor total será de R$ 1.159.041,12. A última avaliação técnica apontou que 83,82% da obra já está concluída. Atualmente a equipe está trabalhando nos acabamentos da construção.

EMEF Jenny Figueiredo Vieira da Cunha

Já a quadra coberta da EMEF Taufik Germano está com seu percentual de conclusão ainda maior: 86,51%. Esta quadra é a primeira deste modelo em uma escola do interior do Município e vai beneficiar mais de 250 alunos. A quadra terá 622,08m² e um investimento de R$ 248.613,74.

EMEF Taufik Germano

A EMEF Dinah Néri é outra que terá a sua quadra coberta pronta em breve. Com 73,93% da obra concluída, a obra é esperada há vários anos pela comunidade. Ela será utilizada para as atividades de mais de 500 estudantes. Nesta obra o investimento é de R$ 287.475,47 para uma área de 777,60m². A maior parte da verba vem de recursos federais, mas em todas elas o Executivo Municipal precisa oferecer uma contrapartida.

EMEF Dinah Néri Pereira

A construção de novas escolas e quadras cobertas é uma das formas de melhorar o acesso e a permanência dos estudantes. Além de permitir a abertura de novas vagas com a otimização ou aumento dos espaços, as novas escolas garantem aumento da autoestima de toda a comunidade escolar. Já as quadras, colaboram ainda para o incentivo ao esporte e melhora da qualidade de vida dos estudantes.

EMEI Sonho Meu

Ainda este ano está garantida a entrega da obra de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Meu, no Bairro Noêmia. A reforma já está 50% concluída e garantirá um incremento de cerca 100 novas vagas para a Educação Infantil. Hoje a Secretaria Municipal de Educação já atingiu a Meta 1 do Plano Municipal de Educação, que prevê o atendimento de 100% das crianças com idade entre 4 e 5 anos na pré-escola. A SMEd caminha agora para atender pelo menos 50% das crianças com idade entre zero e 3 anos.

EMEI Sonho Meu

Conquista

Na última segunda-feira iniciaram as aulas para 82 crianças na EMEI Professora Julia Tavares, projeto construído através do Programa ProInfância, do Governo Federal que teve um investimento de R$ 808.742,58.