17 AGO 2017
Auditório da Câmara lotou com a audiência pública

A audiência pública para tratar da causa animal que aconteceu nesta quarta-feira(16) à noite superou todas as expectativas. O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado com a presença de populares, representantes de ONGs de proteção animal, veterinários, prefeitos e vereadores de várias cidades do estado. Representando a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul esteve presente o prefeito Sérgio Ghignatti, o secretário do Meio Ambiente Henrique Witeck e o coordenador do Cempra, Moisés Gastaldi e ainda Talita Buiz e Jéssica Morais integrantes do setor de Educação Ambiental da secretaria.

A pauta da audiência pública foi buscar proposta de conhecer o trabalho desenvolvido em outros municípios atuantes em defesa da causa animal, o que vem dando certo, o que pode ser melhorado e o que Cachoeira do Sul já melhorou em sua caminhada.

DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL

Entre os convidados para a audiência foi destaque a presença da deputada estadual Regina Becker Fortunati, defensora da causa animal. A deputada coordena um grupo que trabalha pela elaboração do Código Estadual de Direitos dos Animais, um projeto de Lei de autoria da própria parlamentar que tramita no legislativo. O objetivo da lei é criar instrumentos legais que ajudem a amenizar o sofrimento dos animais que são abatidos principalmente para o consumo humano. Na tribuna da audiência, ela foi a primeira a falar ao público com uma forte afirmação “ a causa animal mais do que nunca está pautando a política pública no mundo” destacou a deputada. A segunda palestrante convidada, Ani Amaral professora de medicina veterinária de Santa Maria responsável pelo Projeto Zelo. Lembrou que a consciência que devemos ter com os animais e que nenhum veterinário gosta de fazer e sacrificar os animais por qualquer motivo, a eutanásia dever ser o último recurso a ser feito pelo profissional. A vereadora da cidade de Bagé Beatriz Souza que também é uma defensora da causa animal afirmou que “ precisamos da ajuda de todos, comecem a fazer o necessário, depois o possível e logo a seguir o impossível pois os nossos pequenos animais merecem . Aquelas pessoas que não tem compaixão pelos animais , certamente não terão pelos humanos “, frisou a vereadora.

O prefeito Sérgio Ghignatti disse que todos podem contar a Prefeitura e com a política pública voltada em favor dos animais”. Vamos humildemente copiar o que está sendo feito na cidade de Bagé.Vamos enviar projetos para a Câmara de Vereadores em favor dos animais, pois mexeu com os animais mexeu com o povo” prometeu o prefeito.

Estiveram presentes ainda na audiência pública, o prefeito de Caçapava Giovani Amestoy, vereadora de Santa Cruz do Sul Bruna Molz, Inspetora de polícia civil Patricia Mozaquatro Coradini de Bagé entre outros protetores de animais de Cachoeira do Sul e região.

Durante esta quinta-feira uma comissão está sendo reunida, onde o secretário do Meio Ambiente Henrique Witeck com representantes de ONGs de proteção animal vão definir rumos a serem tomados a partir de agora em favor do mundo animal.

17/08/2017
Auditório da Câmara lotou com a audiência pública