10 AGO 2017
Defesa Civil emite alerta para chuvas e ventania até domingo

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cachoeira do Sul, recebeu hoje (10 ) da Sala de Situação SEMA/RS o Aviso n° 53, alertando para as condições climáticas até o próximo domingo. O alerta é para a passagem de uma frente fria com ventos forte e acumulados localmente altos. A chuva será constante no oeste, sul e campanha. A chuva deve ganhar intensidade em vários pontos do estado com risco de granizo.

QUINTA E SEXTA-FEIRA

Nesta tarde de quinta-feira áreas de instabilidade fortes já passam pelo oeste e noroeste. A tendência é de chuvas fortes no oeste, noroeste, parte do centro e no sul. Estas chuvas intensas ocorrem inicialmente entre esta quinta-feira e a manhã de sexta-feira e deve atingir, além do oeste e noroeste, parte do centro a campanha e parte do sul do Estado. Os acumulados estimados ficam entre 50 a 90 mm.

VENTANIA

O vento constante ganha força esta noite e sobretudo ao longo da sexta-feira superando os 45 Km/h. As rajadas também podem ser fortes e superar os 80 Km/h principalmente no litoral sul. O vento ganhará força em várias cidades da metade leste do Estado. Na metade oeste as rajadas também podem ser fortes, mas o vento constante deve ser menor.

SÁBADO

No sábado a chuva continua constante no sul, campanha e oeste. Deve ganhar força a noite quando a frente fria continuar avançar mais pelo Estado. O tempo ainda estará seco na serra, boa parte do norte e do leste.

DOMINGO

No domingo a frente avança mais e deve passar pelo centro, centro norte, leste, norte e serra geral provocando pancadas de chuva com rajadas de vento. Aumenta ainda mais o risco de temporal forte do oeste ao sul passando pela campanha devido a presença de uma baixa pressão atmosférica. Possibilidade de rajadas de vento forte e granizo nesta região.

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

A condição hidrológica do Estado é de Observação, com volumes pouco expressivos tendo sido registrados dede o final de junho, portanto os níveis encontram-se estáveis em praticamente todas as bacias hidrográficas do Estado.

Entretanto, a chegada deste sistema de baixa pressão indica condição de ALERTA, devido ao risco de inundações bruscas e demais transtornos relacionados aos temporais.