21 MAR 2017
Ospa se apresenta na reinauguração do Château D´Eau

Neste sábado, dia 25, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresentará no evento de reinauguração do principal cartão-postal da cidade de Cachoeira do Sul, o recém-reformado Château d’Eau. Após a solenidade de entrega do monumento à comunidade, a Ospa fará exibição na Catedral Nossa Senhora da Conceição a partir das 19h30min.

O concerto, regido por Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa, é o primeiro da Série Interior 2017, patrocinada pela Corsan – empresa que também subsidiou o restauro do Chateau d’Eau. O solista convidado é Samuca do Acordeon, um dos mais reconhecidos músicos da nova geração de instrumentistas do RS. A apresentação tem em média uma hora e meia de duração e contara com 60 músicos tocado violinos, violas, violoncelos, flautas, clarinete, trompete, fagote, entre outros. A entrada é franca.

Sobre o programa

O repertório do concerto contempla composições orquestrais tradicionais, música gaúcha e obras inspiradas em ritmos de dança – valsa, polka, ritmos afro-brasileiros e tango. A Abertura da ópera “La Forza Del Destino”, de Giuseppe Verdi (1813-1901), e a “Abertura Coriolano” de Ludwig Van Beethoven (1771-1827) dão início ao programa. Depois, o solista convidado, Samuca do Acordeon, une-se aos músicos para interpretar trecho do “Concerto para Acordeon e Orquestra” de Radamés Gnatalli (1906-1988), compositor gaúcho, e um arranjo de Tasso Bangel para a “Fantasia Brasileira nº5”. A noite terá ainda a “Valsa do Imperador” de Johann Strauss II (1825-1899), conhecido como o “Rei das Valsas” da Viena de sua época, e a “Pizzicatto Polka” de Johann e Joseph Strauss. Por fim, destaque para as sonoridades latino-americanas: a “Dança Brasileira nº1”, de Camargo-Guarnieri (1907-1993) e “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992), fecham a noite.

Sobre o maestro

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Sobre o solista

Um dos mais notórios músicos da nova geração de instrumentistas do RS, Samuca se dedica a repertório de tangos, milongas, chamamés, baiões, bossas-novas, sambas e choros. Já colaborou com artistas como Luiz Carlos Borges, João de Almeida Neto, Rui Biriva, Yamandu Costa, Renato Borghetti, Gilberto Gil, Ângela Maria e Beth Carvalho. Em 2012, participou de diversos festivais de folclore na Europa, nos quais lançou o seu primeiro DVD solo, chamado “Fala Agora”.

Sobre a Série Interior de concertos

A “Série Interior” de concertos da Ospa sublinha a meta da orquestra de institucionalizar sua presença pelas diferentes cidades do RS, colocando municípios diversos na rota da programação. Promovida pela Fundação em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a Teatros, Igrejas e Auditórios de todo a região.

O concerto em Cachoeira do Sul é promovido com o apoio da Prefeitura de Cachoeira do Sul e da Catedral Nossa Senhora da Conceição.

– Giuseppe Verdi: Abertura de “La Forza del Destino”

– Ludwig van Beethoven: Abertura Coriolano

– Radamés Gnatalli: Concerto para Acordeon e Orquestra (Primeiro Movimento – Allegro Moderato) | Solista: Samuca do Acordeon

– Johann Strauss II: Valsa do Imperador

– Fantasia Brasileira nº 5 (Arranjo de Tasso Bangel) | Solista: Samuca do Acordeon

– Johann e Joseph Strauss: Pizzicatto Polka

– Camargo Guarnieri: Dança Brasileira nº1

– Astor Piazzolla: Libertango (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr.)

Regente: Evandro Matté

Solista: Samuca do Acordeon (acordeon)