23 NOV 2018
Prefeitura, UFSM e Lions unidos para criar o novo pórtico na entrada da cidade

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, o Lions Clube Cachoeira do Sul e o Lions Clube Cachoeira do Fandango, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM/Cachoeira do Sul vão trabalham na criação de um projeto para um pórtico de entrada da cidade. Para isso, na Disciplina intitulada “Projetos Colaborativos” dentro das Disciplinas Complementares de Graduação (DCG), que será oferecida de forma optativa no primeiro semestre de 2019, a universidade desenvolverá o referido projeto. A proposta já foi tratada com o vice-prefeito Cléber Cardoso e recebida com entusiasmo por todos.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM/Cachoeira do Sul, professor doutor Samuel Brito, não existe nenhuma ideia ou estudo previamente realizado. Tudo será iniciado dentro da disciplina, em parceria com os alunos, durante o primeiro semestre de 2019. “Esperamos que outras entidades da sociedade civil organizada, possam se mostrar solícitos quando for necessário realizar levantamentos, consulta de documentos ou mesmo entrevistas para o completo entendimento da situação de projeto”, explica Brito.

De acordo com o vice-prefeito, a Prefeitura será parceira no que for possível para tirar o projeto do papel. Após a conclusão do estudo e verificados os custos, os Clubes de Lions procurarão parceiros para executar a obra, que usará a estrutura onde antes estava a passarela, junto ao Bairro Fátima, construída pelos Lions. Participaram do encontro para tratar da iniciativa o Presidente do Lions Clube Cachoeira do Sul, Antônio Mendes e o ex-Presidente Francisco Avelar Bastos; e Derli Siqueira e Maria Clara Siqueira, como representantes do Lions Clube Cachoeira do Fandango.

30 alunos devem se envolver no projeto

O Projeto será desenvolvido em aulas semanais, com uma turma de aproximadamente 30 alunos, tendo como responsáveis três professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo: Professor Doutor Samuel Brito (Arquiteto e Urbanista), Professora Doutora Luciani Lens (Engenheira Civil) e Professora Doutora Verônica Donoso (Arquiteta e Urbanista).

Além desses professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a disciplina contará com a colaboração de dois professores do Curso de Engenharia de Transportes e Logística, o Professor Doutor Alejandro Ruiz Padillo e a Professora Doutora Brenda Medeiros Pereira, que coordenam o Laboratório de Pesquisa de Mobilidade e Logística (LAMOT).

Fonte: Assessoria de imprensa