29 OUT 2014
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Feapec bate recorde de rendimentos e mostra a força da genética cachoeirense

A 64º Feira Agropecuária de Cachoeira do Sul (Feapec) bateu recorde em rendimento nesta edição, que encerrou no dia 17 com leilão de cavalos crioulos.

Ao todo foram seis leilões que tiveram um rendimento de R$ 3.252.270,00, com 748 animais vendidos, entre ovinos, bovinos e equinos.

Em comparação com a edição anterior, a Feapec conquistou um rendimento 18,7% maior que a feira de 2013, quando foi arrecadado R$ 2.641.909,90. Já se comparada à edição de 2012, o percentual é melhor ainda, 45,5% de aumento.

Os 748 animais comercializados obtiveram uma média de preço de R$ 4.347,95.

Segundo o coordenador da feira, Fernando Cantarelli, o desempenho da Feapec foi alavancado pela qualidade genética dos animais apresentados. “Tivemos em pista excelente exemplares, com genética de ponta, animais campeões em diversas feiras e cabanhas que tem um grande Know-how, na produção destes animais, sejam bovinos, ovinos ou equinos”, destacou.

Cantarelli ressalta que esta edição da Feapec mostrou que a qualidade sempre vai superar a quantidade. “Por dois anos consecutivos tivemos uma redução no número dos animais, mas um aumento na qualidade, o que resultou no recorde em arrecadação, os números comprovam isso. De 2012 para 2013, tivemos um crescimento de 24%, neste anos já foi mais 18,7% com relação ao ano passado” disse.

Segundo ele, a redução de animais deu a impressão que a Feapec seria menor, pelo contrário. “Quem analisa e julga uma feira agropecuária apenas pela quantidade, está usando uma visão simplória e atestando que não entende nada de agronegócio”, enfatizou Cantarelli que avisa: “Os trabalhos para a próxima edição da Feapec já começam a se traçados pelo Sindicato Rural”.

O prefeito Neiron Viegas, que descerrou a fita de abertura oficial da feira junto com a vice Mariana Carlos e o presidente do Sindicato Rural Paulo Schwab, já havia enfatizado a importância da qualidade dos animais e principalmente da genética cachoeirense, que tem chamado a atenção de criadores no Brasil e no exterior.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria firmada com o Sindicato Rural e a Feapec. Esta união de esforços gerou resultados e vamos continuar trabalhando juntos para o desenvolvimento agropecuário do nosso município”, falou o prefeito.