26 MAR 2017
Noite histórica para o Château d´Eau

Os cachoeirenses retomaram orgulhosos a um antigo hábito: tirar fotos em frente ao Château d´Eau, o principal monumento histórico de Cachoeira do Sul, que foi restaurado e entregue à comunidade com festa na noite deste sábado. A obra levou 10 meses para ser concluída, em um investimento de R$1,1 milhão,  patrocinado pela Corsan, estatal que se comprometeu com o restauro ao renovar com a Prefeitura o contrato para a prestação de serviços de tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário em Cachoeira. O restauro foi feito pela empresa Estúdio Sarasá, de São Paulo.

Inaugurado em 1925 para ser um reservatório de água da cidade, o monumento acabou ganhando diversas reformas ao longo dos anos, ganhando novas estruturas e cores. Desta vez, ele retornou a sua originalidade, inclusive em cores, com a terracota colorindo as ninfas e netuno e os tons ocre claro e escuro na estrutura. O espelho d´água traz ao fundo o tom da areia do Rio Jacuí.

A solenidade contou de entrega do restauro contou com a presença do secretário estadual de Cultura, Vitor Hugo Alves, que destacou o orgulho de retornar ao Município para tombar mais um bem como patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Recentemente ele esteve na cidade para o tombamento estadual da Fazenda da Tafona.

O presidente da Corsan, Flávio Presser, reforçou o pedido que vem sendo feito há vários dias pelas pessoas que acompanharam o restauro: o cuidado com o Château d´Eau. “Quero pedir que o mesmo respeito que vocês têm pela água, que tenham também pelo Château d´Eau”. A professora Mirian Ritzel, que falou em nome do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul (Compahc) reforçou o pedido. “Nossa cidade recebe hoje um presente e vai ter que cuidar dele”.

SÍTIO HISTÓRICO – O prefeito Sergio Ghignatti agradeceu a oportunidade de a cidade ter três monumentos de destaque, formando um sítio histórico com o Château d´Eau, o Paço Municipal (que teve a sua reforma concluída nesta semana) e a Catedral Nossa Senhora da Conceição. Ghignatti lembrou e agradeceu ainda ao ex-prefeito Neiron Viegas, que assinou com a Corsan o início da obra, cumprindo o acordo feito com a estatal. O presidente da Defender, Telmo Padilha, também foi citado por Ghignatti, já que foi ele que indicou a Estúdio Sarasá para a obra. “Não é fácil encontrar uma empresa com os saberes da Sarasá”, sintetizou o prefeito.

Ghignatti ainda lembrou com saudosismo de sua infância. “Quando tinha por volta de cinco anos e meu pai era o vice-prefeito, eu vinha trazer café da tarde para ele e passava no Château d´Eau e tomava banho de calças curtas aqui”, contou. Ghignatti lamentou que agora as ninfas não jorram mais água. Isso aconteceu para evitar que a água desgaste as estátuas com o passar dos anos.

Vídeo mostrou como estava o Château

Um vídeo de cerca de 10 minutos, produzido pela Estúdio Sarasá, mostrou como estava o Château d´Eau antes do restauro, as várias etapas do trabalho e como o monumento está agora. Antônio Sarasá, responsável pela execução do trabalho, destacou que toda a parte elétrica e hidráulica foi refeita, além de um trabalho minucioso de recuperação de cada detalhe danificado pela ação do tempo e vandalismo.

Château d´Eau agora é patrimônio cultural do Estado

Na solenidade da noite deste sábado foi assinado o tombamento estadual do Château d´Eau. Em 27 de agosto de 2012 ele já havia sido tombado como bem histórico municipal. O secretário de Cultura, Vitor Hugo Alves, explicou que o ato não é político, mas sim técnico e que todo um estudo prévio é feito antes do tombamento. “A partir de agora, o Estado passa a ter responsabilidade em cuidar o Château d´Eau junto com a Prefeitura”, justificou.

26/03/2017
Noite histórica para o Château d´Eau