17/03/2017
Prefeitura perde prazos e fica sem recursos da Caixa

O Prefeito Sergio Ghignatti tomou um susto na manhã desta sexta-feira (17) ao ficar sabendo que a Prefeitura de Cachoeira do Sul perderá R$ 325 mil por não ter cumprido o prazo para o início do calçamento em seis ruas. As obras deveriam ter começado até 30 de novembro do ano passado, mas o prazo não foi atendido pela gestão anterior. Assim, a Caixa avisou que dos R$ 750 mil que seriam destinados para o serviço, 50% já está depositado e os outros 50% não virão mais.

De acordo com a coordenadora da Central de Projetos, Rosimeri Arreal, a Rua Ernesto Barros (entre Ricardo Schaurich e Roberto Danzmann) teve três licitações desertas. Já as ruas Cândido Freitas, Beco da Olaria e Ernesto Barros, todas no Bairro Fátima, tiveram o processo licitatório concluído neste mês e a documentação já está na Caixa. Já a Morada da Volta e Ramiro Ramos Chaves está em processo de licitação em andamento.

A gestão anterior não atendeu aos requisitos de prazos para recebermos o restante do dinheiro. Quero que a comunidade saiba o que está acontecendo para não culpar o Ghignatti depois”, avisou o prefeito

ALTERNATIVAS – Como os contratos ainda estão vigentes, está sendo analisado com a Procuradoria Jurídica, departamento técnico e Caixa como se dará a execução das obras das ruas após análise dos processos licitatórios, buscando formas de minimizar os prejuízos para a comunidade. As obras precisam começar até 30 de maio ou a Prefeitura terá que devolver inclusive os 50% já depositados.

Demora para iniciar a licitação

A perda do prazo inicial para começar a obra se deu principalmente por problemas no setor de licitação da Secretaria Municipal de Administração, que não vencia a demanda recebida. Assim, há processos licitatórios que chegavam a demorar seis meses para ser aberto depois de receber o pedido da Central de Projetos, o que fazia com que os preços ficasses defasados e as licitações dessem desertas.

Ainda na manhã desta sexta-feira Ghignatti esteve na Secretaria da Fazenda e Administração reorganizando as equipes de trabalho para que problemas semelhantes a este não voltem a acontecer.