31 JAN 2017
Grupo pede a transferência do Museu para o Paço

Representantes do Grupo Pró-Restauração do Paço Municipal, Amicus e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) de Cachoeira do Sul se encontraram com o Prefeito Sergio Ghignatti para fazer um pedido: que o Museu Municipal ocupe o prédio do Paço Municipal que está sendo restaurado.

O Prefeito Sergio Ghignatti antecipou ao grupo que a parte superior do prédio já está destinada ao projeto cultura que deve ser desenvolvido pela primeira-dama, Jussara Ghignatti, chamado de Orquestra-Escola. Já para a parte inferior, o prefeito adiantou que possui pedido de ocupação por parte de diversas secretarias municipais. “Estamos com a parte administrativa da Prefeitura bastante apertada. Por isso, a tendência é ocupar a parte inferior como forma de sanar este problema. Não estamos alugando nenhum novo prédio para economizar recursos”, explicou.

O pedido do grupo é para que o Museu seja incorporado ao Centro Histórico da Praça Bathazar de Bem, que já tem a Catedral Nossa Senhora da Conceição e o Château d´Eau, tornando o local um ponto de atração turística para o Município. O grupo alega que usar o prédio para serviços administrativos não seria adequado, pois ele não foi projetado para receber a estrutura que é necessária atualmente para dar andamento ao trabalho e ao recebimento de um grande público diariamente.

SUGESTÃO – Uma das sugestões levantadas durante o encontro foi para que o Museu seja transferido para o Paço e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) ocupe o prédio do Museu. Assim, o espaço da SMMA, que fica ao lado do Gabinete do Prefeito, ficaria vago. “Vamos estudar todas as possibilidades. Eu passo, mas o Paço não passa. Precisamos avaliar todas as possibilidades para tomar a melhor decisão. Nada está definido. Temos ainda mais cerca de três meses de obra”, ponderou Ghignatti.

Quem participou do encontro

– Osni Schroeder