27 NOV 2015
Barragem do Capané terá uma turma de Educação Infantil

Os pais da Barragem do Capané comemoraram na tarde desta quinta-feira (26) a confirmação que a comunidade terá uma turma de Educação Infantil para atender as crianças de 4 e 5 anos que moram na região. A turma será uma extensão da Escola Municipal Nossa Senhora Medianeira (Vila Vargas) e funcionará no prédio da Escola Estadual Dinah Nerí Pereira, que fica distante cerca de 30 quilômetros do centro de Cachoeira do Sul.

A grande preocupação dos pais era ter que mandar os alunos para estudar em uma escola longe de casa, já que todos são ainda pequenos e para muitos será a primeira vez que irão passar algumas horas longe da família. Além da Secretária Municipal de Educação, Claudia Severo Vargas, participaram do encontro com as famílias o Prefeito Neiron Viegas e o vereador Marcelo Martins.

Claudia explicou aos pais que os alunos que moraram mais de dois quilômetros de distância da escola terão transporte escolar gratuito. Cada turma poderá ter até 20 crianças e a professora deve contar ainda com o auxílio de uma monitora. Um levantamento inicial mostrou que a região tem pelo menos 13 crianças com idade para frequentar a Educação Infantil.

Na quinta-feira pela manhã, antes do encontro com os pais, a secretária Claudia teve um encontro com a titular da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, Julieta Prestes, para acertar os detalhes do convênio para a cedência do espaço que abrigará a turma de Educação Infantil. Além do professor para atender as crianças e da alimentação deles, o Município ficará responsável pelo pagamento de 10% do custo da água e luz do prédio.

Importante

A Lei Federal 12.796/2013 estabelece que a Educação Infantil a partir de 2016 deve contemplar crianças de 4 e 5 anos na pré-escola. Assim como o restante da Educação Básica, as crianças precisam cumprir carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos. O atendimento à criança deve ser, no mínimo, de quatro horas diárias para o turno parcial.